QUEM SOMOS

"O entre-lugar na Literatura Cearense" é um projeto desenvolvido por Charles Ribeiro Pinheiro, Mestre e doutorando em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFC e bolsista CAPES-DS. 

Orientação: Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, Professora associada IV, no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará, coordenadora dos grupos de pesquisa “Literatura, História e outros saberes” e “Espaço de leitura: Cânones e bibliotecas”.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Biblioteca Universitária: A Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará, cujo atual Diretor é Francisco Jonatan Soares, nasceu a partir da instalação, em 1957, da Biblioteca Geral que era subordinada à Reitoria. Outras Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará foram surgindo à medida que novas unidades de ensino foram sendo incorporadas ou criadas. Atualmente, A Biblioteca Universitária se organiza por meio do Sistema de Bibliotecas da UFC, que engloba 12 bibliotecas em Fortaleza e 5 no Interior do Estado do Ceará. A missão da Biblioteca Universitária é organizar, conservar e difundir a informação para a construção do conhecimento, apoiando atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, viabilizando o crescimento e o desenvolvimento da Instituição em si e da sociedade.


Biblioteca de Ciências Humanas (BCH): Uma parceria de extrema importância, pois são nos espaços dessa Biblioteca onde ocorrem e ocorrerão as atividades do projeto, principalmente em seu Auditório. Diretora: Ana Elizabeth Albuquerque Maia.

Acervo do Escritor Cearense: O Acervo é um projeto elaborado e coordenado pela Professora Doutora Maria Neuma Barreto Cavalcante, cuja missão é reunir, organizar, preservar, pesquisar  acervos particulares de escritores, estudiosos, intelectuais e artistas cearenses. O Acervo, atualmente, cuida de quatro arquivos: de Moreira Campos, de Natércia Campos, de Antônio Girão Barroso e de Gilmar de Carvalho. 



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário