PROJETOS EXECUTADOS

2015

Curso de Extensão: O lugar do autor cearense na historiografia literária brasileira
O Curso consistiu em um estudo introdutório das problemáticas historiográficas da literatura cearense, visando ao fomento da leitura, à divulgação e ao auxílio na formação de pesquisadores na área de literatura cearense. Trabalhou com uma abordagem da História da Literatura e da Literatura Comparada, enfatizando de modo crítico, a origem da formação, da circulação e da recepção dos autores e de obras literárias produzidas no Ceará, discutindo a contribuição da literatura cearense para a formação da literatura brasileira, além do debate da construção do cânone literário brasileiro e das conturbadas relações entre os centros culturais do país e do estudo das categorias regional, nacional e universal. Com orientação da professora doutora Odalice de Castro Silva, contou com a parceria do Grupo de pesquisa "Espaço de Leitura: cânone e bibliotecas", a Biblioteca de Ciências Humanas da UFC e o Acervo do Escritor Cearense. Foram dez encontros que ocorriam às quintas-feiras, das 16:00 às 18:00 horas, realizados no Auditório da Biblioteca de Ciência Humanas da UFC.
         
Informações em: 
     


Minicurso: Diálogos historiográficos: a Padaria Espiritual e o Grupo Clã para os estudos literários no brasil.
O presente minicurso faz parte da programação do XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, cujo tema é Literatura e ensino. O objetivo do minicurso é discutir como as agremiações Padaria Espiritual e Grupo Clã, por meio de seus periódicos, colaboraram para a recepção de autores e obras locais, nacionais e estrangeiros, enriquecendo a tradição literária brasileira.
Informações em:  

2014

Participamos da organização dos Encontros Literários Moreira Campos, em 2014, ano do centenário do contista e professor Moreira Campos. Participamos com os integrantes dos grupos de pesquisa "Literatura, História e Outros Saberes" e "Espaços de leitura: cânones e bibliotecas", sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva, com o Acervo do Escritor Cearense, sob a curadoria da prof.ª Dr.ª Maria Neuma Barreto Cavalcante, juntamente com os professores doutores Leite Júnior e Marcelo Magalhães, do Departamento de Literatura do Curso de Letras da UFC.

Foram 18 palestras apresentadas, tradicionalmente, às quartas-feiras. Além das palestras, ocorreram três jornadas literárias:
1ª Jornada Literária 100 anos de Moreira Campos;
2ª Jornada Literária 100 anos de Moreira Campos;
Jornada Literária 90 anos de Osman Lins.



2012

Oficina: As polêmicas literárias da Padaria Espiritual
Ministrante: Prof. Me. Charles Ribeiro

A Oficina foi ministrada durante o V FESTIVAL UFC DE CULTURA, que ocorreu entre 15 a 19 de outubro de 2012, cujo tema foi “Pão, Modernismo e outras revoluções na arte brasileira”, celebrando os 120 anos da Padaria Espiritual, movimento literário cearense, e os 90 anos da Semana de Arte Moderna de São Paulo
A Oficina teve como propósito uma breve discussão sobre as polêmicas da Padaria Espiritual (1892-1898), no âmbito do contexto literário regional e nacional, enfatizando o escritor Adolfo Caminha e seus embates com a agremiação, através da leitura do seu livro de crítica Cartas Literárias e dos números do periódico O pão. A oficina discutiu alguns pontos referentes à história da Padaria Espiritual. Apesar de reunir uma geração destacada de artistas, escritores e intelectuais do Ceará do final do século XIX, não formava um grupo inteiramente harmônico, esteticamente e ideologicamente.


2011

Pesquisa de Mestrado - Rodolpho Theophilo: a construção de um romancista (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário