domingo, 25 de outubro de 2015

Minicurso 'Diálogos Historiográficos" no XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários

O minicurso "Diálogos historiográficos: a Padaria Espiritual e o Grupo CLÃ para os estudos literários no Brasil", fará parte da programa do XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, promovido promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UFC, cujo tema é Literatura e ensino. 

Ministrante: Charles Ribeiro Pinheiro (UFC).
Orientação: Prof.ª Dr.ª Odalice de Castro Silva.
Mais informações em: Minicurso

RESUMO: Uma característica da literatura cearense é a formação de agremiações, desde a segunda metade do século XIX, cujas revistas e jornais por elas publicados circulavam intensamente em Fortaleza.
Essas publicações desempenhavam papel de fermento cultural, propiciando o surgimento de outras agremiações literárias, formando uma continuidade literária. O Ceará, literariamente, nunca foi um estado isolado. O jornal O Pão, pertencente à Padaria Espiritual (1892-1896), grêmio destacado por sua originalidade, trazia novidades culturais e literárias de todo o Brasil, assim como da Europa. A tradição da leitura e da discussão sobre a literatura universal, nacional e regional chega ao século XX com o Grupo Clã (1943-1988), associação que consolidou o modernismo no estado cearense. Por meio do seu periódico, a Revista Clã e da publicação de dezenas de livros de seus membros, o grêmio nos legou contribuições importantes nas áreas da literatura e da arte. O objetivo do minicurso é discutir como as agremiações Padaria Espiritual e Grupo Clã, por meio de seus periódicos, colaboraram para a recepção de autores e obras locais, nacionais e estrangeiros, enriquecendo a tradição literária brasileira. O nosso interesse é discutir e analisar textos críticos dos autores cearenses nos dois periódicos, partindo da perspectiva da estética da recepção, da História da Literatura e da Literatura Comparada, enfatizando, criticamente, as conturbadas relações entre o Ceará e demais centros culturais do Brasil, debatendo as categorias regional, nacional e universal. O minicurso terá três momentos: o primeiro trabalhará com questões de História da Literatura, através de José Luís Jobim e de Jorge Luis Borges, posteriormente, o segundo e último, respectivamente, sobre a Padaria Espiritual e sobre o Grupo Clã. Para embasar o nosso debate, nos apoiaremos em Jobim (1992), Wellek, (2004); Jauss (1994); Mota (1938); Vera Moraes (2004); Cândido (1978); Carvalhal (2003) e Sânzio de Azevedo (1983).

Nenhum comentário:

Postar um comentário